segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Um bom filme, outros nem tanto


Depois de um período de sumiço, eis que volto para fingir que me importo em atualizar isso aqui. Os filmes foram muitos. Primeiro, passei por uma temporada no Paulínia Festival de Cinema. O resultado foram alguns bons filmes (a quase comédia romântica Mallu de Bicicleta, o documentário Lixo Extraordinário e o belo curta Eu Não Quero Voltar Sozinho), outros nem tanto, caso da porcaria e bagunça narrativa de 400 contra 1, para citar só um.

Voltei e me decepcionei um pouco com o À Prova de Morte, filme do Quentin Tarantino que já há três anos mofava no depósito de alguma distribuidora sem noção. Gosto do diretor, acho "Pulp Fiction", "Kill Bill" e "Bastardos Inglórios" grandes filmes, mas, aqui, ele está mais a serviço de sua imagem de cara cool que entende e conhece cinema do que propriamente em prol da sétima arte.

Em um outro nível, também fiquei desapontado com Predadores, que destrói todo o conceito do filme clássico dos anos 1980, um dos melhores de Arnold Schwarzenegger. Na mesma onda de emular filmes do passado, outro que se dá mal é Os Mercenários, bobagem dirigida, produzida, escrita e protagonizada por Sylvester Stallone (confira resenha completa do filme aqui).


Mas nem só de filme ruim se vive um homem

Pois é, vez ou outra a gente consegue catar alguma coisa realmente boa e que valha a pena. Esse não é totalmente o caso de Destinos Ligados, mais um filme com a cansada estrutura colcha de retalhos, com várias histórias se intercalando. Mas o longa é honesto e tem três ótimas atrizes (a crítica completa pode ser lida aqui).

De realmente bom, vi só A Origem. Sim, aquele filme dirigido pelo Christopher Nolan, que coloca o espectador quase que literalmente de cabeça para baixo. Típico filme onde está tudo no lugar: roteiro esperto, direção precisa, elenco sensacional, produção caprichada, trilha sonora absurda (a crítica completa está aqui). Cinema para gente grande, dá gosto de ver e rever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário